sexta-feira, 28 de agosto de 2015

No AC, árvore chama a atenção por folhas mudarem de cor durante seca

Pesquisador diz que fenômeno é comum em período seco. 'Ela continua majestosa e linda', diz jornalista que fotografou mudança.

Árvore em períodos diferentes foi registrada pela jornalista Val Sales (Foto: Val Sales/Arquivo pessoal )

Verde, marrom e roxa. As diferentes colorações nas folhas de uma árvore em uma chácara na estrada de Porto Acre, a 78 quilômetros de Rio Branco, chamou a atenção da jornalista Val Sales, que tirou fotos da planta em diferentes períodos do ano para mostrar a mutação da árvore. Apesar de chamar a atenção, o botânico e pesquisador do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Evandro Ferreira, diz que esse fenômeno é comum.
A árvore fica na chácara da irmã da jornalista. Ela conta que sempre visita o local e durante os meses de agosto e setembro passa a ter uma nova coloração em sua folhas. "Ela se transforma. Tem vezes que as folhas ficam bem verdes, depois passa a ficar marrom e até roxa, como no ano passado. Chama a atenção porque ela fica sozinha em meio ao pasto e então fica muito diferente. Quando está marrom, a  gente pensa que a árvore está morta, mas as folhas estão brilhantes e bem novas", conta.

Mesmo que o fenômeno impressione leigos, o especialista Ferreira diz que esse processo é comum em plantas quando tentam se proteger da falta de água no solo em períodos secos da região. "Quando começa o período seco, a planta entra em uma espécie de dormência, ela para de funcionar para se proteger da falta de água. Porque a folha é por onde a planta perde água, se não tem água no solo e a folha continua lá, a planta seca e vai morrer porque não tem água para substituir o líquido que está perdendo, então ela solta as folhas", esclarece.
Após liberar essas folhas, o pesquisador explica que a planta pode ficar até um mês sem a folhagem. A partir daí, a árvore aguarda o melhor período para começar a produzir novamente as folhas. "Elas aguardam o período de mais água no solo para produzir novas folhas, então são essas novas folhas que podem ser roxas ou marrons. Então, ela vai mudando gradativamente a coloração até voltar a ser verde", diz.

Porém, Ferreira conta que a coloração também pode mudar antes dessas folhas caírem, pois a árvore retira todos os nutrientes  da folhagem antes de jogá-la fora. "Quando a água volta para o solo, ou seja, começa a chover, ela começa a produzir novas folha, que são coloridas porque ainda não fazem a fotossíntese", finaliza. 
Mesmo com a explicação técnica, Val diz que a árvore continua sendo uma das grandes surpresas que consegue encontrar no local tranquilo que escolhe para passar alguns dias. "Nesse tempo tão seco é lindo vê-la majestosa. É a natureza e encanta a gente", destaca.

Destaque G1 Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário