Certamente você já leu ou ouviu falar dessa palavra: expressões como bootloader bloqueado, desbloquear o bootloader, etc., são comuns em tutoriais, mas afinal de contas o que é e para que serve o bootloader? Para os novatos no mundo Android e para todos que ainda não se aprofundaram no tema, desvendamos o mistério abaixo.
Comecemos do início. O bootloader é um programa que entra em ação sempre que iniciamos nosso dispositivo, ativando o sistema operacional certo. O bootloader não é, portanto, algo exclusivo do Android. Ele está presente em todos os dispositivos dotados de sistema operacional: tablets, smartphones e PCs. Um computador, por exemplo, pode ter dois sistemas operacionais diferentes (dual boot). Nesse caso, o bootloader tem a tarefa de iniciar um ou outro se acordo com a preferência do usuário, ou de maneira automática.
mesmo princípio se aplica também aos dispositivos Android, com a diferença de que nesse caso o sistema operacional em questão é um só. É o bootloader que irá determinar quando executar o Android ou quando entrar em Recovery Mode, o ambiente de execução independente do sistema operacional situado numa outra partição da memória interna. Através do Recovery Mode é possível limpar o cache ou restaurar os dados de fábrica sem precisar iniciar o sistema (uma solução útil se o seu dispositivo parou de responder aos comandos).
Gostou ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário