quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Marketing Multinivel – 5 Dicas Importantes para Identificar um Negócio Sério




Frequentemente, nos deparamos com pessoas divulgando seus negócios na internet e utilizando como argumento a seguinte frase: ”Minha Empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede está pagando, portanto, não é uma fraude!”

Será? Neste artigo eu dou a minha contribuição e minha humilde opinião a respeito desse tipo de situação, que é muito comum na área de Internet Marketing, Web Marketing e/ou Network Marketing.

Afinal, se uma empresa X, seja ela de Marketing de Rede e/ou Marketing Multinivel está pagando os seus distribuidores em dia, isso comprova que a mesma é legal perante a lei e/ou sustentável? Será que apenas pagar seus membros torna um negócio legal e sustentável?

Confira a seguir 5 Quesitos Importantes que toda empresa séria de Marketing Multinivel (MMN) e/ou Marketing de Rede deve cumprir!



1. TER UM PRODUTO E/OU SERVIÇO DIFERENCIADO E DE QUALIDADE

De nada adianta você trabalhar com uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede se essa empresa não tiver um produto e/ou serviço diferenciado, de qualidade, que vá lhe oferecer valor. Muitas empresas utilizam produtos e/ou serviços de má qualidade para tentar dar um ”ar” de legalidade ao negócio.

Há ainda, algumas empresas que utilizam de produtos e/ou serviços que não tem boa/grande aceitação no mercado, normalmente essas empresas também estão usando estes produtos/serviços apenas para dar um ”ar” de legalidade ao negócio que nada mais é que um ponzi disfarçado.



 2. TER UM PLANO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL

Para que uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede seja sustentável ela deve ter um plano de negócios bem elaborado, no qual distribua bem a renda em cada ponto do plano de compensação.

Algumas empresas utilizam de planos de negócios extremamente agressivos, incentivando os seus distribuidores a recrutar o maior número de pessoas possível. Não adianta nada uma empresa usar um plano de marketing extremamente agressivo, que paga valores absurdos para você recrutar novos distribuidores se a mesma não tiver um ótimo produto a ser comercializado.

Isso acaba por caracterizar um esquema ponzi disfarçado. Sendo que, algumas empresas, nem sequer se preocupam em camuflar tal esquema mirabolante.



3. NÃO SER E/OU NÃO CARACTERIZAR UM ESQUEMA PONZI

Esquemas Ponzi e/ou Madoff são ilegais, conforme texto retirado do Wikipedia:

Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Charles Ponzi (ou Carlo Ponzi).

Texto retirado do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

Como eu já cheguei a dizer neste artigo, se uma empresa tem um produto e/ou serviço de má qualidade, provavelmente ela é um esquema ponzi disfarçado.

Se uma empresa oferece um produto e/ou serviço de má qualidade e também um plano de compensação agressivo, prometendo pagar valores altos para que você recrute novos distribuidores, ela caracteriza um ponzi.

E se uma determinada empresa não tiver um produto e/ou serviço? E se ela oferecer apenas ganhos através da movimentação de dinheiro?

Simples! É UM ESQUEMA PONZI ESCANCARADO, FUJA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Poxa, Felipe, então como eu encontro uma empresa séria? Leia o artigo com atenção e terá informações para isso.



4. FOCAR OS DISTRIBUIDORES, NO PRIMEIRO MOMENTO, NA QUALIDADE DE SEU PRODUTO

Nenhuma empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem como foco principal incentivar o recrutamento em massa de novos distribuidores, isso é um ponzi disfarçado.

Uma empresa séria de Marketing Multinivel faz com que os seus distribuidores tenham como principal foco a qualidade de seu produto, o fator recrutar novos distribuidores pro negócio, num primeiro instante, fica em ”segundo plano”.

É claro que isso não é lei quando relacionado ao lado pessoal de cada distribuidor, tendo em vista que cada um pensa de uma forma e que cada um trabalha da forma que acha melhor. Um distribuidor pode não gostar de vender, mas pode gostar de recrutar pessoas pra sua rede criando assim uma renda residual.

Assim como tem também os distribuidores que preferem vender o produto da empresa e deixar o fator de formação de rede em segundo plano ou até fora dos seus planos num primeiro instante.

Eu, particularmente, acho importante mesclar um pouco de cada.



5. POSSUIR REGISTRO NOS ÓRGÃOS REGULADORES E/OU ASSOCIAÇÕES

Toda empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem os seus documentos devidamente regulamentados nos órgãos reguladores do País em que atua.

No Brasil, por enquanto, não temos ainda um órgão que regulamente a atividade de MMN, no entanto, há uma associação que lista empresas tidas como legítimas, esta associação é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta).

Estar associado a ABEVD não necessariamente é uma garantia de legitimidade e ética (legitimidade e ética não se limita apenas á ter um plano sustentável), mas não deixa de ser um selo de relevância uma vez que (até onde sei) nenhum esquema ponzi chegou a ser associado a ABEVD.



Conclusão!
Definitivamente, apenas pagar os seus distribuidores não faz com que a empresa X ou Y seja um negócio de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede legítimo e sustentável. Portanto, devemos analisar muito bem cada item exemplificado neste artigo e, somente após isso, tomar uma decisão.


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