quarta-feira, 16 de setembro de 2015

VEJA 5 PROBLEMAS QUE, AS ESCOLAS DE NEGÓCIOS NÃO MOSTRAM COMO ENFRENTAR





A EDUCAÇÃO EXECUTIVA É, SIM, IMPORTANTE. MAS NÃO É TUDO. GERIR O FLUXO CONTÍNUO DO CAIXA, FATIGA NA HORA DE DECIDIR ATÉ 'SER AMIGÁVEL' SÃO ALGUMAS DAS HABILIDADES QUE VOCÊ NÃO APRENDE NA SALA DE AULA

Há um limite no quanto o conhecimento que você adquire em uma sala de aula pode te preparar para lidar com, digamos, o mundo real. Um curso de física elementar, por exemplo, não vai garantir que você consiga executar com segurança um salto de longa distância com sua moto. Da mesma forma, um curso de gestão não garante seu sucesso como empreendor. Quem defende isso é o empreendedor Jayson Demers, fundador e CEO da agência de social media AudienceBloom. Apesar de reconhecer a importânciada educação executiva, Demers elencou, em artigo no Business Insider, cinco problemas comuns que a maioria das escolas de negócios não preparam os alunos para lidar: 

+ Os 5 mitos na hora de empreender 

1. Gestão de fluxo de caixa
De fato, você aprenderá sobre gestão do fluxo de caixa. Irá aprender a definição, por que é importante e como gerir no "mundo real". Mas, segundo defende Demers, a escola não vai prepará-lo para a demanda contínua que a gestão do fluxo de caixa exige. 

Se você quiser manter dinheiro suficiente na mão para o seu negócio para se manter à tona, precisará constantemente estar checando relatórios de bancos, prestar extrema atenção às suas contas e invoices (tanto o que entra quanto o que sai). Um descuido e mesmo um negócio que é lucrativo no papel pode acabar com um déficit que poderá provocar uma reação em cadeia nas finanças das empresas.

2. Cansaço na hora de decidir 
Demers defende que o cansaço na hora de decidir é um fenômeno que se dá quando você toma muitas decisões em um determinado período de tempo. Mesmo pequenas decisões, como escolher o que vestir ou o que comer no café da manhã vão se somando e podem ter um forte impacto na sua capacidade de tomar futuras decisões sem estresse. 

As escolas de negócios, segundo Demers, ensinam sobre conceitos como o SWOT (sigla que, em inglês, fala de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), que ajudam você a ser melhor, tomar decisões mais bem qualificadas, mas não ensina como lidar com dúzias de pequenas decisões, que tem uma importância significativa durante um dia. Delegar, técnicas de relaxamento e trabalhar o seu processo de tomada de decisões ajuda a se manter mais calmo e menos estressado. 

+ 5 conselhos para tomar decisões melhores 

3. O comportamento real do consumidor
Como empresários, nós gostamos de fingir que podemos prever o comportamento do consumidor, diz Demers. "Nós realizamos pesquisa de mercado avançada, e pagamos um bom dinheiro para as pessoas experimentarem e avaliarem nossos produtos." Segundo ele, as escolas de negócios ensinam como fazer todas essas coisas e como fazer uma "melhor estimativa" do comportamento do seu consumidor, incluindo pontos como preço atraentes e hábitos de compra.

Infelizmente, os "consumidores verdadeiros" raramente se comportam de acordo com essas "melhores estimativas". Ele diz que variáveis nessas reações podem, e vão, eventualmente, surgir, e, quando isso acontece, você precisa saber como lidar sem entrar em pânico.

4. Gestão da equipe
Escolas de negócios ensinam todo tipo habilidade que você precisa no dia a dia, em mudanças de estratégias, de pressão ou circunstância. "O que ela não ensina é que nunca dá tempo de fazer todas essas coisas", diz Demers. Segundo ele, um empreendedor irá constantemente ter de realizar mais tarefas do que seu time pode carregar. No lugar de ficar buscando quem poderá fazer ou quando fazer, é preciso descobrir o que você pode fazer e quão rápido você pode exigir que os outros te ajudem sem comprometer a qualidade do que é feito.

5. Ser amigável
Embora o espírito empresarial não deva ser sempre reduzido a um simples concurso de popularidade, é inegável que ser simpático importa no mundo dos negócios. Se você quiser ter sucesso, precisa ter algum nível de carisma, defende Demers. "Se quiser encontrar sócios e empregados, você precisa ser uma pessoa amigável, que permite aproximações e gera certo respeito. Se você quer encontrar investidores e clientes, você precisa ser rscional, sociável e ter a cabeça aberta", afirma. Não há nada na escola, segundo ele, que ajude você a moldar sua personalidade e se você não é uma pessoa amigável, lutará para fazer conexões que poderão levar seu negócio ao sucesso. Demers defende que características como sorrir, conversar de modo polido e fazer contato visual podem ser desenvolvidas. 

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