sexta-feira, 10 de março de 2017

15 mulheres que superaram desafios e criaram negócios de sucesso

São Paulo – As mulheres, cada vez mais, são donas de negócios próprios. Segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor, elas já representam mais da metade dos empreendedores no país, com 51,2% de participação no mundo da criação de negócios.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, EXAME.com selecionou as entrevistas mais marcantes do último ano com mulheres que empreendem. Elas passaram pelos mais diversos desafios – desde depressão até falta de tecnologias disponíveis no país – e, hoje, fazem sucesso com suas ideias. O dia é delas: conheça os direitos da mulher nas relações trabalhistas – Patrocinado
Veja 15 exemplos de mulheres que superaram diversos desafios e, hoje, possuem negócios de sucesso em diversos ramos de atuação:

1. Adamaris Galluci, Melissa e Selene Sidney – Universo do Brigadeiro

Melissa Gallucci Sidney, Adamaris Gallucci e Selene Gallucci Sidney
Melissa Gallucci Sidney, Adamaris Gallucci e Selene Gallucci Sidney (Divulgação)
As chamadas “brigaderias” já viraram um negócio da moda: ao menos em capitais como São Paulo, é comum ver lojas e negócios móveis comercializando apenas o brigadeiro, em diversos sabores.
Não era diferente para as irmãs gêmeas Melissa e Selene Sidney e para a mãe Adamaris Gallucci: as três empreendedoras (e parentes) se uniram para abrir a loja Universo do Brigadeiro, há um ano e meio.
Porém, uma ideia acabaria fazendo o negócio se destacar no mercado de brigaderias: a adoção de um esquema de rodízio, até então visto apenas em churrascarias e pizzarias.
O Universo do Brigadeiro chega a comercializar até 2 mil brigadeiros apenas durante o fim de semana – incluindo o rodízio e encomendas. Na semana, vende cerca de 800 docinhos. Leia mais sobre o Universo do Brigadeiro.

2. Ana Gomes e Lívia Mangini – Magnólia Comunicação

Ana Gomes e Lívia Mangini, da Magnólia Comunicação
Ana Gomes e Lívia Mangini (Divulgação)
Especialmente em tempos de crise econômica, todo centavo conta na hora de abrir e administrar um negócio. É preciso cortar tudo que for desnecessário para que a empresa realmente cresça.
As empreendedoras Ana Gomes e Lívia Mangini levam esse conselho à sério: elas começaram sua própria agência de eventos no apartamento de Mangini, com 10 mil reais e nenhum funcionário a mais.
O hábito de reinvestir o lucro obtido fez com que a Magnólia Comunicação, como foi batizado o empreendimento, expandisse: em 2016, o negócio já acumulou um faturamento de 1,3 milhão de reais. Leia mais sobre a Magnólia Comunicação.

3. Ana Luisa Correard – M’ana

M'ana
Funcionária da M’ana em ação (Reprodução/Facebook)
Foi com uma ideia na cabeça, pouco dinheiro no bolso e algumas ferramentas em mãos que a paulistana Ana Luisa Correard, de 28 anos, deu início a um negócio inovador.
A “M’ana – Mulher Conserta pra Mulher” é uma empresa que, como o próprio nome já diz, oferece serviços de manutenção doméstica feitos apenas por mulheres e para mulheres.
Mesmo sem ter fundos para investir, em agosto de 2015 a jovem reuniu a experiência e os utensílios que já utilizava em sua casa e deu o pontapé inicial em seu negócio. Os atendimentos incluiriam desde serviços de manutenção básica a até mesmo pinturas e revestimentos.
A primeira postagem de divulgação, feita no Facebook, alcançou mais de mil compartilhamentos em menos de 24 horas. A partir disso, o telefone não parou mais de tocar. Leia mais sobre o M’ana.

4. Anielle Guedes – Urban 3D

Anielle Guedes, fundadora da Urban 3D, que quer revolucionar a construção civil
Anielle Guedes, fundadora da Urban 3D (Divulgação)
A falta de moradia adequada é um dos maiores desafios globais hoje. No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas, segundo dados do último Censo. E a jovem empreendedora Anielle Guedes quer ajudar a acabar com esse problema.
Com apenas 23 anos, Anielle é dona da Urban 3D, uma startup que tem chamado a atenção da ONU e do governo norte-americano. A empresa quer “apenas” revolucionar uma das indústrias mais estratégicas do mundo: a construção civil. Como? Usando tecnologias de ponta como robótica, impressão 3D, internet das coisas e softwares avançados de gestão. Leia mais sobre a Urban 3D.

5. Alzira Ramos – Fábrica de Bolo da Vó Alzira

Alzira Ramos, fundadora da Fabrica de Bolos da Vó Alzira
Alzira Ramos, fundadora da Fábrica de Bolos da Vó Alzira (Divulgação)
Alzira Ramos estava passando por uma época difícil alguns anos atrás: sua família estava com dificuldades econômicas e ela precisava ajudar a complementar a renda da casa. Diante disso, um amigo do marido de Alzira, que tinha um botequim, pediu que ela fizesse um bolo para vender no local. Esse foi o começo de um grande negócio.
O primeiro doce levou a outros cinco, dez: as pessoas cada vez mais se interessavam pelos bolos da cozinheira, perguntando ao dono do botequim quem havia feito e onde era possível encomendar mais.
O sucesso foi tanto que a Fábrica de Bolo da Vó Alzira, hoje, é uma rede de franquias com 190 unidades e que já se prepara para operar no exterior. Leia mais sobre a Fábrica de Bolo da Vó Alzira.

6. Beth Viveiros – Beth Bakery

Beth Viveiros, que criou a padaria Beth Bakery
Beth Viveiros, que criou a padaria Beth Bakery (Juliana Matos/Facebook)
A carreira de Beth Viveiros andava muito bem: trabalhando há mais de 20 anos na área de engenharia, ela estava empregada na gigante de tecnologia Google. Só havia um problema: ela não se sentia realizada, já que seu sonho sempre foi criar um negócio próprio.
Por isso, no ano de 2013, Beth tomou uma grande decisão – saiu do emprego e decidiu abrir um negócio no ramo de alimentação, que sempre foi uma paixão sua. Ela já cozinhava para parentes e amigos, e decidiu profissionalizar o hobby.
Hoje, a padaria Beth Bakery faz sucesso com uma proposta inovadora: ela funciona como um clube de assinatura online, no qual é possível selecionar a quantidade e o tipo de pães que serão recebidos todas as semanas. Leia mais sobre a Beth Bakery.

7. Cibele Paiva – La Belle Scens

Cibele Paiva, da La Belle Scens
Cibele Paiva, da La Belle Scens (Renata Muniz/Divulgação)
Cibele Paiva era uma executiva apaixonada por perfumes. Mas sua vida virou de cabeça para baixo com a chegada do seu bebê: ela sofreu de depressão pós-parto, após desenvolver diabetes gestacional.
Ela se sentia sobrecarregada, mas os projetos da empresa de implantar fibra óptica no Brasil para a Copa do Mundo não podiam esperar. Quando finalmente conseguiu se desligar da empresa, quatro anos depois que o filho nasceu, Cibele precisava aliviar seu sofrimento.
Começou, então, a estudar sozinha sobre perfumes no YouTube, sua paixão desde a época em que era gerente de loja, há mais de 15 anos. Nos dois meses seguintes, ela produziu mais 800 frascos para vender e faturou 18 mil reais. Tudo isso ajudou Cibele a montar a La Belle Scens, empresa especializada em aromatização profissional. O negócio tem cerca de 200 clientes fixos, entre empresas e pessoas físicas. Leia mais sobre a La Belle Scens.

8. Gabriela de Almeida e Raissa Próspero – Bolsa 150

Gabriela de Almeida e Raissa Próspero, do Bolsa150

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