sábado, 31 de outubro de 2015

10 falas absurdas de políticos brasileiros sobre a internet

OS deputados federais do Brasil se reuniram recentemente na chamada CPI dos crimes cibernéticos para, entre outros assuntos, investigar atividades ilegais na internet. Teoricamente, seria o lugar ideal para discutir casos de roubo de dados, invasão de privacidade, desvio de dinheiro, denúncias sobre páginas relacionadas a crimes. O problema é que, na prática, não foi bem assim.
O site do Partido Pirata fez um compilado de algumas das falas mais absurdas dos parlamentares sobre o tema. Elas revelam altos níveis de desconhecimento por parte de nossos representantes, a falta de foco de deputados durante as conversas e até a vontade de certas bancadas de fazer alterações no Marco Civil da Internet, por exemplo, retirando algumas das liberdades garantidas por essa lei.
Confira os "melhores" momentos registrados:

Vigilãncia


Nem o filme distópico mais preciso que você já assistiu pensou em uma sociedade em que todos os cidadãos usassem tornozeleiras, como se fossem criminosos em liberdade condicional. É pouca vigilância ou quer mais?
De olho nos emails

A geração de publicidade com base em palavras-chave das mensagens é algo questionável, é verdade, mas empregar seres humanos lendo cada email enviado é um pouco inviável.

E aí, conhecem?


O deputado poderia ter pesquisado um pouco sobre a deep web antes de trazer o conteúdo para a CPI, não é mesmo? Para começar, ela não é um "provedor". Aqui no TecMundo, temos um conteúdo completo sobre o tema.

Jorge Viana quer saber o que justifica as recentes elevações do preço da gasolina, no Acre


Ao acionar o Ministério de Minas e Energia para buscar desvendar os misteriosos aumentos no preço da gasolina, no Acre, o senador Jorge Viana (PT) cumpre um papel que o eleitor lhe reservou, o de ser um fiscal público. No seu requerimento quer saber o que justifica as recentes elevações do preço da gasolina, no Acre. As variações em termos percentuais e nominais do preço da gasolina no resto do Brasil. E as variações em termos percentuais e nominais do preço da gasolina, no Acre, de outubro a janeiro de 2015. Com as informações em mãos vai abrir um debate para saber o que leva a se ter aqui gasolina mais cara ao país.

Hora do debate
O dono do Líder Auto Posto, Ernandes Negreiros, mandou e-mail dizendo que já passou da hora de um debate numa Audiência Pública sobre a celeuma dos últimos reajustes do preço da gasolina, porque são apenas parte final da cadeia que vai da produção à distribuição.

Não somos sheiks
Ernandes Negreiros considera insensato debitar só aos revendedores a elevação do preço da gasolina, como se fossem Sheiks produtores de petróleo, e por isso quer um debate público.

Mãos ao alto
É bom mesmo que algum deputado estadual saia da comodidade e proponha esta Audiência Pública, porque os donos de veículos estão se sentindo assaltados quando chegam a um Posto de Gasolina para abastecer o seu carro. Eu já desço com as mãos para o alto no Posto.

Não consigo entender
A Secretaria de Agricultura tem toda uma estrutura funcional para gerir os seus Silos. Se não tiver é melhor meter a chave na porta. Por isso, não se justifica que, o Silo de Brasiléia tenha tido sua gerência entregue à iniciativa privada, que redundou neste rolo do milho.

Favorece o André
A se confirmar que o Delegado Sérgio Lopes (PSDB) não será mais candidato a prefeito de Epitaciolândia, é melhor para o prefeito André Hassem (PP), que tira do caminho um concorrente forte. Lopes foi o mais votado a deputado estadual no município.

Acredita em papai Noel
O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), anda choramingando que, os recursos federais prometidos para ajudar nos gastos com as famílias vítimas de alagações, ainda não chegaram na conta da prefeitura. Tão crescido e continua acreditando em Papai Noel?.

Outro nome
Depois do afastamento judicial do prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), os dirigentes petistas já discutem que nome vão lançar para a prefeitura do município, Jonas se inviabilizou.

Já admite pensar no caso
O deputado Josa da Farmácia (PTN) – o nome de maior densidade eleitoral depois do deputado federal César Messias (PSB) em Cruzeiro do Sul – já admite analisar se disputará a prefeitura do município. Só iria com o respaldo total do governador Tião Viana.

Não poderá dizer
O candidato a prefeito de Porto Acre, Daniel Nogueira (PP), não poderá se apresentar nos palanques como um nome da oposição. Na última eleição, após uma conversa secreta com emissários do PT, acabou por apoiar Tião Viana no segundo turno da eleição. Lembram?.

Quem casa com a viúva…..
O prefeito em exercício de Acrelândia, vereador Donizete Melo, terá de sair da oratória da crítica para a ação, pagando em dias os salários dos servidores municipais de outubro, novembro, dezembro e o 13°, sem desculpa de crise, quem casa com a viúva cria os filhos.

Provar que são melhores
O prefeito Jonas da Farmácia (PT), afastado por ordem judicial por 60 dias, era mostrado pelos adversários como incompetente, de não pagar em dias, dever fornecedores, e agora com o vereador Donizete como prefeito em exercício, terão que mostrar competência.

Direito conquistado
Se será bom ou não para a sua carreira política se sofrer mais uma derrota na disputa da PMRB, isso é com ele. Mas, ninguém na oposição tem mais direito conquistado que o Tião Bocalon (DEM) para ser candidato, quando ninguém queria, ele quem botou a cara ao tapa.

Arranco de galo garnizé
As ameaças de deputado federal Sibá Machado (PT) de “ir para o pau” com manifestantes que protestavam contra a presidente Dilma nas galerias da Câmara Federal, que o PSDB agora quer transformar em “incitação ao crime” é bobagem, não passou de um arranco de galo garnizé.

Galo garnizé
Galo garnizé é uma raça avícola anã que só cisca e faz barulho, na hora da briga corre.

Pegou mal para a imagem
As ameaças pegaram mal não só pelo fato do Sibá Machado (PT) ser um deputado federal, mas também pelo cargo político de relevo que ele ocupa, o de Líder do PT na Câmara Federal.

As mesmas velhas caras
Na convenção regional do PMDB, nada que possa ser considerado e saudado como renovação, as mesmas caras de décadas no comando: Flaviano Melo, Vagner Sales, Chagas Romão, Aldemir Lopes, João Correia, Adalberto Ferreira, todos já tendo dobrado a casa dos 50 anos.

Novidade que não é novidade
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), um nome em alta popular, também não é novidade alguma, já milita há muito tempo na política, como candidata, perdendo e ganhando eleição.

Não é um bom negócio
O vereador Ney do Miltão (PRB) jacta-se que terá o apoio do PT na sua candidatura a prefeito de Senador Guiomard. Se tem um colégio eleitoral em que o apoio petista pesa pouco é no município, onde nunca ganhou eleição e não tem uma liderança política de destaque.

Deportar para o Afeganistão
O PCdoB tenta transformar Jesus Pilique (PCdoB) em candidato a prefeito da FPA em Assis Brasil. Se perder para o desgastado prefeito Betinho deve ser deportado para o Afeganistão.

Dize-me com quem andas……
André Maia (PDT) não poderá se apresentar como candidato da oposição a prefeito de Senador Guiomard. O PDT, seu partido, é um dos integrantes da FPA, coligação partidária que é comandada pelo PT. Por isso o grupo do Petecão está com um pé atrás para lhe apoiar.

Troféu jaboti
Já conversei com várias lideranças políticas de Senador Guiomard. E o mote é um só: a candidata a prefeita Inês Wosniack (PMDB) é uma séria candidata ao “Troféu Jaboti”.

Temor do PT
Ouvi ontem de importante liderança do PT, que colocar a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), como vice de Marcus Alexandre (PT), poderia puxar a chapa para baixo, pelo fato de Perpétua vir de uma derrota bem desgastante para o Senado, fato ainda recente.

Todo mundo de olho
A Chefe do Gabinete Civil do Governo, Márcia Regina, saiu do PV e não se filiou a nenhum partido. Está todo mundo de olho se irá se filiar, se o fizer em outro partido, é um sinal claro que pode vir a ser a vice na chapa de Marcus Alexandre (PT). É muito afinada com o Marcus.

Este santo quer reza
O presidente do PHS, Manoel Roque, diz esperar apenas o ano virar para abrir uma campanha dentro da FPA para que o vice de Marcus Alexandre seja o petista André Kamai. Não sei o motivo deste amor ardente pela indicação do Kamai, este santo quer reza…..

Sem unidade
A oposição não terá candidato único nem em Rio Branco e nem em Cruzeiro do Sul. Na Capital, são candidatos Tião Bocalon (DEM), Eliane Sinhsique (PMDB) e Socorro Nery (PSDB). Em Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Cordeiro (PMDB).

Mãos de vaca
Osmir Lima e Alusio Bezerra eram conhecidos no meio político como “mãos de vacas”, por não gostarem de pagar despesas. Certa feita, eles foram a um seminário sobre política no Rio de Janeiro e acabaram por se hospedar em um hotel barato. No fechamento da conta apareceu uma despesa extra de wisky, salmão, filé, no que gerou uma discussão sobre quem pagaria. Aluisio disse que tinha esquecido o talão de cheque. Foi o bastante para o Osmir endurecer: “então vamos ser presos, porque não vou pagar o que não consumi”. Levaram 1 hora discutindo. Quando finalmente pagaram a conta foram para o aeroporto, quando chegaram o avião já tinha saído. Sairam se esculhambando e voltaram ao hotel em táxis diferentes. Passaram bom tempo se sem falar.

ac24horas.

Fiquem atentos ! Bolsa família não será cortado

Dilma diz que governo “aperta o cinto”, mas não corta Bolsa Família
No Paranoá, os apartamentos entregues hoje têm cerca de 46 metros quadrados divididos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

A presidenta Dilma Rousseff reiterou hoje (29) que, apesar dos ajustes na economia, o Programa Bolsa Família não será alvo de cortes nem redução no Orçamento. Segundo Dilma, “há muita conversa que não é séria” e “boatos” sobre o programa, mas os recursos e o pagamento em dia do benefício estão garantidos.


“Podem ter certeza o governo federal não vai parar o Bolsa Família ou diminuir o Bolsa Família ou não pagar em dia o Bolsa Família”, destacou. “Estou aqui dizendo para vocês: o Bolsa Família não vai ser interrompido, o Minha Casa, Minha Vida não vai ser interrompido”, acrescentou a presidenta em discurso durante a entrega de 928 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida no Paranoá, cidade do Distrito Federal a cerca de 10 quilômetros do centro da capital federal.

Dilma destacou que o país atravessa um período de dificuldades econômicas e que está “apertando o cinto” para reduzir despesas, mas sem abrir mão de gastos sociais considerados importantes, como o Bolsa Família e os investimentos no programa habitacional. A presidenta listou cortes de oito ministérios e de 30 secretarias e a redução do número de cargos comissionados e do próprio salário como medidas tomadas pelo governo para cortar gastos. “Esse esforço que a gente faz tem dois sentidos: a gente aperta o cinto e a gente garante aqueles programas que são fundamentais para a vida e para população.”

Cerimônia

Dilma participou da cerimônia ao lado do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O governador chegou a ser chamado de “caloteiro” por manifestantes que protestavam contra a falta de pagamento de reajuste a servidores púbicos. Por videoconferência, também foram entregues casas nos municípios paulistas de Sorocaba, Hortolândia, Bragança Paulista e Nova Odessa, e em Canoas (RS), num total de 2.691 moradias.

No Paranoá, os apartamentos entregues hoje têm cerca de 46 metros quadrados divididos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. O condomínio tem rede de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e área de lazer com centro comunitário e praças. O empreendimento recebeu investimento total de R$ 405,6 milhões e deve beneficiar cerca de 3 mil pessoas. De acordo com a Caixa, que financia os imóveis, cada apartamento está avaliado em R$ 65 mil.

MP investiga contratação ilegal de servidores em Porto Acre

De acordo com publicação, servidores foram contratados sem concurso.
Prefeito diz que jamais realizaria contratações sem processo legal.


O Ministério Público está investigando a prefeitura de Porto Acre, município distante 78 quilômetros da capital Rio Branco, por contratações de servidores sem concurso público.
A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30). De acordo com o prefeito Carlos Portela a prefeitura ainda não foi notificada sobre a investigação.
Portela afirma que todas as contratações de servidores públicos são feitas por meio de processo seletivo simplificado. Segundo o prefeito, ele jamais iria realizar uma contratação de pessoal em regime celetistas se não houvesse precedência de um devido processo legal.
"Denúncias existem e devem ser apuradas. Esse fato não é do meu conhecimento. Além das nomeações que são de direito, ou seja, cargos de livre nomeação que eu faço, as contratações em caráter temporário ou são caracterizadas como prestação de serviço ou existe um processo seletivo simplificado", afirma.
O prefeito conta ainda que os professores do quadro provisório foram previamente contratados através de um processo seletivo simplificado, assim como assistentes sociais do município. "Vou aguardar o Ministério Público dizer onde estão essas contratações, porque não tenho conhecimento", conclui.
De acordo com a divulgação no Diário Oficial, caso seja confirmado, a prefeitura de Porto Acre pode responder por improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da gestão.

http://g1

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Início da operação de Belo Monte é adiado pela segunda vez




O início da operação da hidrelétrica de Belo Monte , no rio Xingu, no Pará, foi adiado pela segunda vez, em razão dos atrasos no chamado Sítio Pimental, casa de força complementar da usina.
O contrato de concessão de Belo Monte prevê que a geração de energia deveria começar em 28 de fevereiro de 2015. A Norte Energia, consórcio responsável pela obra, não conseguiu cumprir o prazo, que foi adiado para novembro de 2015.

Na quarta-feira (28), o consórcio informou oficialmente que o prazo de novembro será descumprido e, portanto, o início da operação da usina, maior projeto na área de energia elétrica no país, foi novamente adiado. A empresa não informou a nova previsão para que a primeira turbina seja ligada.
O sítio Pimental terá ao todo 6 turbinas e capacidade para gerar 233,1 MW (megawatts), e responderá por cerca de 3% de toda a eletricidade que será produzida pela hidrelétrica em sua capacidade máxima.
Já o Sítio Belo Monte, que responderá por 97% da eletricidade do empreendimento (11 mil MW), não registra atraso, segundo a Norte Energia. A entrega da energia aos clientes está prevista para começar em março de 2016.
Para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o início da operação da hidrelétrica deve ocorrer em fevereiro de 2016.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (30), após divulgação da reportagem do G1, a Norte Energia, reforçou que o atraso se concentra apenas no Sitio Pimental e que "o Sítio Belo Monte, responsável por 97% da energia do complexo hidrelétrico em construção no Rio Xingu, está com o seu cronograma rigorosamente em dia".
saiba mais
Ibama não concede licença para Belo Monte operar; veja por quê
Brasil quer mais hidrelétricas e avalia se Belo Monte é modelo a ser adotado
Cronograma atrasado
O cronograma do contrato de concessão prevê que 5 das 6 turbinas de Pimental deveriam estar em operação em novembro de 2015, gerando um total de 194,25 MW. Essa energia foi vendida pela Norte Energia a distribuidoras.

Como não vai produzir a energia, o consórcio pode ser obrigado a comprá-la no mercado à vista, de outras geradoras, e entregar aos clientes. Isso pode provocar um prejuízo milionário à empresa, pois a eletricidade no mercado à vista é mais cara.

A Norte Energia entende, porém, que o atraso não irá causar prejuízos financeiros. "Está em processo em análise na Aneel um recurso administrativo da Norte Energia, para os períodos de paralisação excludentes de responsabilidade (greves, invasões no canteiro, etc) da Norte Energia no sítio Pimental, de um total de 465 dias, período muito superior ao tempo ocorrido entre a data prevista de geração no contrato de concessão e a efetiva operação da usina, a qual depende da emissão da Licença de Operação (LO)", informou o consórcio nesta sexta, acrescentando que a Norte Energia possui liminar judicial que "não permite prejuízos à empresa até que esse recurso administrativo seja julgado pela agência reguladora".
Risco de multa e perda de concessão
O contrato de concessão estabelece que a Norte Energia pode ser multada, e até perder a concessão de Belo Monte, no caso de descumprimento do cronograma. A aplicação dessas penalidades, porém, depende da abertura de um processo administrativo pela Aneel e a comprovação de que a concessionária realmente foi responsável pelos atrasos.

“É importante destacar que a eventual instauração de processo administrativo punitivo por atraso no cronograma de implantação da UHE Belo Monte estará condicionada à avaliação sobre se o atraso foi motivado por caso fortuito, força maior ou ato do poder público”, informou a Aneel, em nota.


leia mais



da outra vez, o Ibama não concede licença para Belo Monte operar; veja por quê
Segunda reportagem da série especial do Bom Dia Brasil mostra o impacto nas cidades próximas à hidrelétrica de Belo Monte, no Pará

Edição do dia 28/10/2015
28/10/2015 09h18 - Atualizado em 30/10/2015 06h38
Ibama não concede licença para Belo Monte operar; veja por quê
Segunda reportagem da série especial do Bom Dia Brasil mostra o impacto nas cidades próximas à hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
FACEBOOK
Na segunda reportagem sobre Belo Monte, o Bom Dia Brasil mostra o que aconteceu com as cidades próximas à hidrelétrica. Os reservatórios atingem cinco municípios do Pará: Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Altamira, Anapu e Brasil Novo.
Altamira é o mais populoso e é também o maior município do Brasil em extensão. É maior até do que a Inglaterra. O consórcio que constrói a usina diz que investiu, nos cinco municípios, um valor total de pouco mais de R$ 4 bilhões em obras e planos sociais para amenizar os impactos da obra.
saiba mais
Desmatamento aumenta na região da usina de Belo Monte, diz instituto
Brasil quer mais hidrelétricas e avalia se Belo Monte é modelo a ser adotado
Mas no mês passado, o Ibama cobrou o cumprimento de algumas destas ações e não concedeu a licença para que Belo Monte começasse a funcionar. Falta pouco para Belo Monte ficar pronta. Mais de 80% da obra já foram feitos.
E os paredões de concreto são apenas parte da mudança na paisagem. As cidades perto da usina também se transformaram, principalmente Altamira. É a que vai ter a maior área alagada pelo reservatório da hidrelétrica. Quase 8 mil famílias tiveram que deixar suas casas e as máquinas vão limpando o terreno.

Ao todo, 3,5 mil famílias recomeçaram a vida em uma parte nova da cidade. O reassentamento Laranjeiras é um dos cinco que já foram construídos pela Norte Energia. É uma grande oportunidade para Altamira. Retirar comunidades que vivem em casebres e palafitas na beira do rio e levar para um bairro organizado, com casas bem construídas, posto de saúde, escola, e tudo isso financiado por uma empresa. Quantas cidades não queriam uma chance assim?

“Não, está melhor, sim porque lá era um pouco perigoso por causa das crianças porque tinha água embaixo. Melhor por esta parte”, conta a pensionista Marinalva de Melo.

França e Benedito também estão felizes da vida longe das palafitas. “Lá onde a gente morava era área de risco, alagava. Em compensação, aqui está melhor”, relata a ajudante de cozinha França Moreira.

Mas o sorriso não mora atrás de cada porta. Elaine ficou deprimida, depois que teve que mudar para longe do rio. “Meu trabalho era a pesca, esta era a minha vida e acabou tudo”, conta a pescadora.
Famílias foram indenizadas pela Norte Energia
Pelo menos 3,3 mil famílias foram indenizadas pela Norte Energia. Seu José diz que recebeu R$ 80 mil por um terreno grande em uma das ilhas do Xingu. Ele reclama que não dá para comprar outra casa na beira do rio. “O que o pescador vai sair da beira do rio para ficar lá no morro lá. Tem peixe lá em cima? Acho que não, né”, diz.

A água vai subir e vai inundar várias áreas de Altamira. O bairro Aparecida, é uma delas. Um terreno tinha várias casas que já foram retiradas. Sobraram algumas poucas de moradores que não estão concordando com os valores das indenizações oferecidas. Mas eles também vão ter que sair.
“Eles dão o preço, e é aquele preço, e muitas das vezes eles perguntam se a pessoa quer botar na Justiça, porque quem é que vai ganhar na Justiça do Governo Federal? Só Deus que vai ganhar”, afirma o agricultor Francisco Alves.

Foi em uma audiência que o Ministério Público Federal tomou conhecimento das reclamações. “Naquela ocasião inúmeras irregularidades foram levantas, inclusive com relação ao reassentamento urbano, pessoas analfabetas assinando documento em branco, sem o estado acompanhar”, afirma a procuradora da República Thais Santi.

A Norte Energia admite que em um número pequeno de casos houve erros. “Por um critério da empresa que é sempre dialogar, evitar injustiças, se que é pode chamar isso de injustiças, nós estamos praticamente revisitando todos os processos. Acho que em um processo grande como Belo Monte correções de rumo acontecem”, afirma o diretor socioambiental da Norte Energia, José de Anchieta.
Vitória do Xingu aproveitou a oportunidade para mudar

A cidade vizinha, Vitória do Xingu, aproveitou a oportunidade de mudar. Calçamento novo, rede de esgoto, praça reformada. O hospital antigo foi melhorado e um novo está sendo construído. “Faltava tudo em todas as áreas. Com Belo Monte, nós temos que ser verdadeiros, os impactos vieram, trouxeram problemas, mas Vitória do Xingu nasceu de novo”, afirma o prefeito, Erivando Oliveira Amaral.

Ainda sobrou dinheiro para o prefeito construir um estádio para 5 mil pessoas em uma cidade com 13 mil habitantes e que não tem time de futebol.
Altamira recebeu mais de R$ 1 bilhão da Norte Energia
Altamira foi a cidade que mais sofreu impactos com a usina. Pulou de 100 mil para 150 mil habitantes, isso é típico de grandes obras. Foi também a que recebeu o maior investimento da Norte Energia, mais de R$ 1 bilhão.

Surgiram oportunidades. “Tem sido boa, tem emprego. Quando tem emprego, a mudança é boa”, diz o pedreiro Joel dos Santos. E também problemas. “É transito, a gente não pode mais sair de casa de noite, é muito roubo, assalto, tudo”, conta a pensionista Teresinha Tavares.

No auge da obra, em 2013, o movimento no hospital explodiu. “A gente tinha esfaqueado nos finais de semana. Hoje este esfaqueado vem para o hospital diariamente. A equipe da cirurgia sempre tem que estar a postos, aguardando esse paciente”, diz a diretora-geral do hospital, Kátia Fernandes.

Era previsto. Por isso o consórcio construiu um hospital novo. Que só ficou pronto há três meses. Depois que o pico da obra da usina passou e que a procura por atendimento médico já tinha diminuído. E mesmo assim, o hospital ainda está com as portas fechadas. A prefeitura diz que encontrou problemas elétricos e que não tem dinheiro para manter a unidade moderna.
Estação de saneamento básico foi projetada para atender Altamira
A Norte Energia também assumiu o compromisso de levar saneamento básico à cidade inteira. Sem isso, o reservatório seria contaminado. Uma estação foi projetada para atender Altamira pelos próximos 20 anos. Ela é capaz de tratar 200 litros de esgoto por segundo. Mas hoje, opera a menos de 10% da capacidade. Isso porque o esgoto de quase todas as casas da cidade ainda não chega nela.

Faltavam as ligações. Aí começou uma discussão para saber quem faria o serviço. O Instituto Socioambiental apontou esse atraso como um dos problemas na construção de Belo Monte.

“Não dá mais para ter um processo de licenciamento de grandes obras, descolando o cumprimento das condicionantes da execução da obra”, diz o coordenador do Instituto Socioambiental, Marcelo Salazar.

“O estado não tem agilidade para se preparar para o recebimento do mesmo jeito que o empreendedor tem. O empreendedor entra para fazer: ‘Eu fiz o hospital, fiz escola, fiz saneamento. Entrego a quem?’”, indaga o presidente da Norte Energia, Duilio Figueiredo.

O município de Altamira disse que não tinha condições técnicas nem financeiras de fazer as ligações. Por pressão do Ibama, a Norte Energia acabou aceitando pagar as ligações do esgoto, mas elas ainda nem começaram.
“Não há chance de a Norte Energia encher o lago sem que ela cumpra uma questão que está na condicionante da licença, da licença de instalação e da licença prévia, que é 50% das ligações intradomiciliares têm que estar concluídas”, afirma a presidente do Ibama, Marilene Ramos.
Ibama não concede licença para Norte Energia encher reservatório
Este é um dos 12 motivos que levaram o Ibama a não conceder a licença para Norte Energia encher o reservatório. O início da operação da hidrelétrica estava previsto para fevereiro. Já são nove meses de atraso. E até agora ninguém sabe exatamente quando Belo Monte vai começar a gerar energia.
A Norte Energia diz que esse atraso de nove meses foi causado por fatores que não dependem dela, como invasões de canteiros e bloqueios. O consórcio afirma que já apresentou ao Ibama documentos para comprovar o cumprimento das exigências e conseguir a licença de operação.
Nesta quinta-feira (29), o Bom Dia Brasil mostra as lições que Belo Monte deixa pra futuras hidrelétricas..

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Inteligência emocional: como lidar com emoções difíceis

Inteligência emocional é fundamental para diversos contextos de nossas vidas. Estudos da CareerBuilder – líder mundial na área do capital humano – mostraram que 71% dos empregadores nos Estados Unidos consideram o QE (Inteligência Emocional) é mais importante do que o QI
Empregadores escolhem, frequentemente três vezes mais, pessoas com inteligência emocional a pessoas com habilidades técnicas. Por isso, o controle das emoções, autoconsciência e a capacidade de se motivar são temas muito importantes que devem ser considerados. Neste artigo você encontrará uma descrição do que é emoção e 8 técnicas para lidar com emoções difíceis.

Nervosismo não te dá acesso a todos recursos.

O nervosismo pode fazer com que você não se lembre de algo durante um exame e você sai dele decepcionado. Ou em uma entrevista de trabalho você treme tanto que cria uma impressão negativa ao seu potencial chefe. Ou tem de ter uma conversa séria com seu parceiro e por alguma razão adia, procrastinando, mas na verdade está fugindo do medo que está sentindo. Ou está numa situação muito comum, quando seu computador deixa de responder, e você, em vez de respirar fundo e usar o botão do lado para desligar e voltar a ligá-lo, bate no teclado, o que não ajuda nem o computador, nem você, nem seu ambiente. Por isso, vale a pena saber como lidar com emoções difíceis, como o nervosismo, que é uma emoção.

Emoções e necessidades fisiológicas.

Se estiver com fome, isso não é uma emoção, mas uma sensação fisiológica que faz parte do seu material genético. Você precisa sentir fome para poder satisfazer certas necessidades e para seu corpo sobreviver. Sem fome não teria motivação para comer. Mas, se estiver com fome e por alguma razão não pode comer, seja por falta de tempo ou por você não ter organizado previamente acesso a comida, poderá ficar zangado e frustrado. Frustração é emoção que foi resultado de uma necessidade fisiológica, portanto, você precisa saber distinguir emoções das necessidades fisiológicas.

Emoção consiste na interpretação de pensamentos que desencadeiam em reações no corpo.

Emoção é uma reação do corpo ligada a um pensamento. Emoção é fato. Se alguém disser que está sentindo algo, por exemplo, orgulho, tristeza ou desejo, com certeza estará descrevendo algo que é sua experiência. Porém, os pensamentos que causam a existência de uma emoção já não são fatos e podem ser interpretados. Cada emoção depende do impulso que a cria. Se não houver uma interpretação de nossa mente que diga: “Aranhas são perigosas, deve-se ter medo”, “Turbulência causa medo, deve-se ter pensamentos negativos e entrar no medo”, “Ver alguém atrativo causa desejo, deve-se concentrar na maneira de olhar dum certo modo”, “Estar malvestido na presença de outra causa vergonha” etc.., então, em primeiro lugar, não somos capazes de sentir a emoção e, em segundo lugar, mantê-la.

Emoções não duram para sempre.

Se souber como acelerar esse processo, terá mais controle sobre ele. Não há boas ou más emoções, porque elas são sempre definidas pelo contexto. Dizer que não sentir medo é bom é um erro cognitivo. Alguém está num jardim zoológico, olha para uma jaula com um leão e se sente seguro. A certa altura, a porta da jaula abre e o leão sai. Obviamente, é aconselhável você sentir medo porque assim fugirá depressa e graças a isso talvez possa se salvar. Se não tiver medo do leão, provavelmente estará mais disposto a fazer algo estúpido ou a não fazer nada ou aproximar-se dele e acariciá-lo – assim, talvez perca a mão.

Não há emoções só boas ou só más – o importante são as proporções delas e o contexto em qual são usadas.

Portanto, dizer que medo é mau é errado. Medo é bom em um contexto apropriado, no qual mobiliza, e em uma proporção adequada. Se você for se apresentar em um palco, para apresentar suas capacidades a um certo grupo, então sentir medo do nível, por exemplo, 2 (em uma escala de 1 a 10, onde 1 significa sentir algo e 10 – sentir muito) poderia mobilizá-lo; porém, se o medo ultrapassar 4 ou 5, já para não falar de 6 ou 7, começará a perder o controle sobre seu comportamento. As perguntas relacionadas com o medo são sempre as seguintes: “O que estou sentindo? ”, “Onde é suposto eu aproveitar isto? ”, “Em qual proporção seria mais adequado? ”.

Pergunte a si mesmo: onde, quando, quantas emoções quero sentir?

Quando você fizer isso, tente definir e especificar uma maneira apropriada para a emoção que estiver sentindo. Estou sentindo tristeza, remorso, estou sentido desejo, estou sentindo orgulho, estou sentindo vergonha, estou sentindo entusiasmo. Independentemente do fato de aquilo ser algo positivo ou negativo, naquele momento você já está autoconsciente. Autoconsciência de emoções é fundamental porque, se alguém não souber definir suas emoções, não saberá que está lidando com ela naquele momento. Deve-se evitar absolutamente declarações do tipo: “Estou irritado”. Em vez disso é melhor dizer: “Estou sentindo irritação”.

Não se identifique com emoções, observe-as.

Se você disser: “Estou irritado”, vai programar a entrada das emoções ao nível da personalidade, ao nível da identidade. Na verdade, você está dizendo que eu = emoção. Isso não é verdade, porque você é seu criador: você a cria, você a produz, e, sendo assim, você a está sentindo. É melhor você dizer: “Estou sentindo medo” em vez de: “Estou com medo”.

Só você é responsável por aquilo que está sentindo, mais ninguém.

O segundo elemento é claramente voltar a ter a responsabilidade. Não diga, por exemplo, que o Carlos irritou você. Em vez disso é melhor dizer: “Minha interpretação daquilo que o Carlos tem dito resultou em eu estar sentindo irritação”. Fazendo algo assim, você tomará controle daquilo que sente e não será sujeito das ações de outras pessoas.

Agora vamos às técnicas através das quais você conseguirá lidar com emoções difíceis.

Quando estiver sentindo algo e já o tenha definido, pergunte a si mesmo: “Isto é baseado em fatos? ”
Este é o contexto: está viajando em um avião que está passando por uma zona de turbulência e o avião começa a tremer. Em vez de segurar a poltrona com força – o que não fará com que você pare a turbulência, mas provavelmente lhe causará mais tensão porque contraindo os músculos vai dar sinal ao seu corpo para secretar mais cortisol, o hormônio do estresse, o que vai criar um “perpetuum mobile” de uma emoção negativa – pergunte a si mesmo:“O que estou pensando agora se baseia em fatos? ”. Ou seja: quando você identificar o pensamento, neste caso de medo, está pensando que o avião vai cair, portanto, o que você está pensando é baseado em fatos? É baseado em fatos que o avião vai cair? No momento quando você começar a pensar racionalmente sobre o que está sentindo, terá controle sobre aquilo.

a)     Uma ferramenta efetiva para trabalhar com convicções é a Terapia Racional de Comportamentos.

A ideia de que um avião que está passando por uma zona de turbulência cai não se baseia em fatos. A maioria dos aviões passa por zonas de turbulência e, estatisticamente, muito raramente algum deles cai. Portanto, a pergunta se a ideia é baseada em fatos é fundamental. Quando a fizer, certamente vai ajudar a si mesmo. Você pode também usar uma outra técnica chamada teste da câmera.

b)     Teste da câmera

É uma boa maneira de lidar com memórias difíceis em quais ainda temos algumas emoções negativas.

Imagine a seguinte situação: um menino participa de um espetáculo na escola, infelizmente esquece o texto, fica com vergonha, se sentiu mal, sentiu que estava quase morrendo e naquele momento este acontecimento negativo ficou na sua memória em forma de fobia. Decidiu naquela altura que não voltaria a aparecer em público. Com esta técnica ele pode voltar àquela história para mudar a interpretação do ocorrido e assim mudar a emoção que aquele contexto dispara:

1º passo: Descreva o acontecimento negativo no papel, assim como ficou na sua memória.

Você escreve o texto e depois faz o teste da câmera. Você olha para aquilo como olharia através de uma câmera. Mas ela não vê medo, vê só os fatos, não vê as emoções, a câmera descreve só aquilo que é realidade. O menino faz então o teste da câmera com o texto e fica com o seguinte resultado.

Diz: “Estava quase morrendo...” e pergunta a si mesmo o que a câmera vê. A câmara não verá aquilo, portanto o menino pode riscar aquela parte e assim fica somente com: “Entrei no palco, esqueci o texto, as pessoas estavam me olhando de uma maneira estranha...”.

2º passo: Use o filtro de não-julgamento da câmera com o texto.

A câmera verá as pessoas que estão sendo filmadas de uma maneira estranha? Não, a câmera não consegue ver coisas “estranhas”, porque isto é uma opinião, então o menino risca aquela parte também. No fim, quando ler o texto mais uma vez, ficará com: “Entrei no palco, esqueci o texto, sai do palco”. E esses serão os fatos, fatos não são emocionais, e assim ele conseguirá funcionar facilmente.

Descubra suas convicções
Uma convicção é um julgamento de causa e efeito relacionado com a realidade.

Equilibre convicções com seus opostos.

Por exemplo, uma mulher está pensando: “Se ele como homem me dá flores, certamente quer alguma coisa. Quer me convencer de algo, quer me manipular. ” Quando encontrar uma convicção dessa, encontre instantaneamente seu oposto e pelo menos três exemplos contrários que mostram que o oposto também é verdade. Então se você pensava que ele lhe deu flores para te manipular, agora encontre três provas que ele fez isso para lhe mostrar seu reconhecimento. E lembre-se, por exemplo, de uma situação quando você recebeu flores do seu pai, que não o fizera para te manipular, mas só quis ser simpático. Lembre-se de quando você estava fazendo aniversário e todos lhe trouxeram flores. Usando a técnica apresentada, encontre três exemplos concretos que mudarão sua convicção.

Mude o ambiente
Se você se sentiu mal em uma situação em que estava em uma clínica e sentiu estresse, por exemplo, antes de entrar no consultório de um dentista, é necessário você sair e ir dar um pequeno passeio. A emoção mudará automaticamente.

Mude a posição corporal
Se você estava curvado, deve se endireitar ou até se levantar, fazendo gestos adicionais.

O corpo influencia estados emocionais

Se espreguice. Só o fato de você levantar o queixo para cima do horizonte, esticar os braços, abrir o peito, automaticamente lhe causará mudanças hormonais. Essas ações físicas aumentarão seu nível de testosterona, baixarão o nível de cortisol e você se sentirá melhor.

Mude a entoação da sua voz
Se você estava falando consigo de uma certa maneira e estava com estresse, comece agora, propositadamente, a falar de uma maneira diferente, assim sua reação emocional será completamente diferente. Pode até exagerar para que seu cérebro receba um sinal concreto de que deve mudar de emoção.

Respire fundo
Assim você se sentirá presente, no aqui e agora, e conseguirá observar as emoções sem se identificar com elas.

Controlando sua respiração você controla suas emoções

Quando você está andando por sua casa e de repente bate em, por exemplo, uma cômoda, em vez de ranger os dentes respire fundo; assim verá seus músculos relaxarem, voltará a se sentir no aqui e agora e definitivamente sairá das emoções ligadas a histórias relacionadas com o passado ou o futuro.

Observe as emoções
Depois de respirar fundo e mudar o ambiente, observe a emoção.

As técnicas de mindfulness (atenção) ensinam a observar emoções sem as julgar.

Imagine que tristeza “entra” e você diz: “Sinto você e é uma visita bem-vinda”. Não entre em tristeza, porque assim iria depender dela, mas também não fuja dela, porque assim o criador da emoção iria fugir da sua criação e isso significaria que uma cadeira feita por um carpinteiro é mais forte do que ele, mas não é verdade. Observe a emoção, deixe ela ser um elemento de si, o que fará com que você fique acostumado a ela. Você pratica o músculo da presença e, em certo momento, fica muito mais forte. Depois de fazer isso, se lembre de no fim usar a técnica Huna.

Huna
No momento que uma certa emoção aparecer, feche os olhos e imagine que está trabalhando com ela de uma certa maneira.

Huna oferece muitas técnicas para trabalhar com emoções.

Por exemplo: estou sentindo uma emoção que parece ser um nó na garganta. Como consigo tirá-la? Imagine que, por exemplo, você faz um gesto físico – faça-o mentalmente – e tira o nó da sua garganta, e depois jogue no lixo que está ali perto.

Fazendo algo assim, se sentirá muito melhor, porque começará a trabalhar com suas imagens usando seu corpo. Se você sentir um nó no estômago, pergunte a si mesmo como se deve livrar dele. Sua imaginação lhe dirá o que fazer, esse é o início do relacionamento com a parte mais sútil de você.

Convido-o a usar as técnicas apresentadas. Obviamente, é preciso praticar para as pôr em ação. Lembre-se que depois de fazer algo sistematicamente por mais ou menos duas ou três semanas, um hábito é criado. Só o fato de você ler este texto é um bom começo, pois estimula você cognitivamente para que coloque isso em prática. Já sabe o quê; agora você pode dedicar duas semanas para cada técnica e em alguns meses se tornará muito melhor em relação à autoconsciência e à gestão de suas emoções. O que, no final, fará com que você se sinta incomparavelmente mais feliz.

Projeto do governador Sebastião Viana cria 724 cargos e 471 gratificações na estrutura do Depasa





A tão propalada crise econômica cantada em prosa e verso pela classe política, ainda não chegou ao Acre. Contrariando todos os prognósticos de arroxo nas finanças do Estado, o governador Sebastião Viana (PT) encaminhou nesta quarta-feira (28), um projeto de lei ao Poder Legislativo pedindo autorização para criação de 724 cargos e 471 gratificações na estrutura no Departamento Estadual de pavimentação e Saneamento (DEPASA).

O Executivo justifica a criação do cargos, com a implantação da estrutura organizacional da autarquia, que no dia 19 de junho desta ano, publicou dois editais para contratação temporária de profissionais de nível médio e fundamental, que totalizam 496 postos de trabalho distribuídos nos 22 municípios. A medida do governador foi criticada por deputados que analisaram a matéria nas comissões da Assembleia Legislativa.

Mesmo com a perspectiva do preenchimento dos cargos através de concurso público, alguns parlamentares afirmam que a medida do chefe do executivo é um tipo de contratação antecipada de cabos eleitorais para as eleições municipais do ano que vem. Eles destacam que a matéria foi encaminhada e havia um pedido para que entrasse na pauta de quarta-feira, colocando a proposta para apreciação e votação em regime de urgência no plenário da Casa.




O projeto ressalta que, “apesar de possuir mais de 18 anos de implantação – considerando a criação do DEAS e a sua transformação em DEPASA -, nenhum dos normativos estabeleceu a criação de cargos efetivos ou a estrutura administrativa da autarquia”, justificando a criação dos cargos escalonados com salários de R$ 900 a R$ 6.2 mil – além de das 471 gratificações que vão de R$ 100 até valor de R$ 1 mil – sem especificar para quem serão destinadas.

Entre os questionamentos dos deputados estariam um suposto erro na elaboração da mensagem governamental que cita 723 cargos, mas na primeira página do projeto o número é elevado para 724. Apesar de apresentar o projeto, o governo destaca que “o provimento dos cargos criados por esta lei fica condicionado à comprovação da existência de prévia dotação orçamentária suficiente para atender as projeções de despesa de pessoal”.

Nos bastidores, alguns deputados estranharam que o chefe do executivo tenha rechaçado qualquer possibilidade de conceder reajuste salarial para os professores, mas “tenta turbinar o DEPASA, órgão responsável pela programa Ruas do Povo, projeto que vem sendo usado como carro chefe nas últimas eleições”. A proposta deverá entrar na pauta de votação da sessão de quinta-feira (28), com o forte apelo que a iniciativa vai gerar emprego e renda no Estado.

Segundo informações extraoficiais, a criação dos cargos seria uma estratégia do governo para evitar determinados questionamentos dos orgãos fiscalizadores, haja vista que o Depasa existe há vários anos, mas até hoje não tem nenhum servidor concursado.

fonte ac24horas

7 atitudes de pessoas hiperprodutivas no trabalho

Profissional olha no relógio: quem é produtivo não cede às urgências, diz especialista




São Paulo - Quando o assunto é produtividade, um desafio é universal: realizar tarefas dentro do prazo.

Mas, embora o dia tenha 24 horas para todo mundo, algumas pessoas parecem fazer o tempo render duas ou três vezes mais do que outras - até quando estão sob pressão ou precisam tocar diversos projetos simultaneamente.

Ter uma rotina proveitosa e rentável, porém, não exige necessariamente mais suor ou horas extras: basta que você trabalhe de maneira mais inteligente.

Em artigo no LinkedIn Pulse, o consultor Travis Bradberry, autor do best-seller "Emotional Intelligence 2.0" (TalentSmart, 2009) afirma que pessoas "hiper produtivas" são aquelas que aproveitam ao máximo o tempo no trabalho sem qualquer esforço adicional.

Para o especialista, os passos que esses profissionais seguem são bastante simples e também podem ajudar a sua rotina a se tornar mais eficaz. Veja a seguir 7 deles:

1.Não tocar duas vezes na mesma tarefa
Pessoas extremamente produtivas têm um hábito em comum: resolvem os problemas por completo assim que eles aparecem.

Por isso, a dica é não adiar telefonemas, reuniões e tarefas de que você pode cuidar agora. Assim, você não gasta energia e tempo duas vezes com a mesma atividade.

2. Não sair do escritório sem programar o dia seguinte
Tem tarefas inacabadas? Permaneça no trabalho até concluí-las, se for possível.

Pessoas com rotinas altamente eficazes terminam suas atividades e organizam o próximo dia antes de ir embora, diz Bradberry. Essa prática garante que a próxima jornada seja produtiva.

3. Não sucumbir à urgência
Gastar muito tempo resolvendo problemas urgentes não é garantia de que o trabalho renda.

De acordo com o especialista, o importante é saber distinguir e priorizar qual "incêndio" realmente vale a pena ser apagado e qual só vai atrasar a sua agenda.

4. Delegar tarefas
Profissionais especialmente produtivos não têm problemas em passar o trabalho adiante.

Em outras palavras, eles sabem que não são os únicos funcionários competentes da empresa e confiam no potencial dos colegas para que possam se concentrar em seu próprio trabalho.

5. Fazer uma coisa de cada vez
Segundo uma pesquisa recente da Stanford University, desempenhar várias funções é menos produtivo que realizar uma por vez. Isso porque quem é bombardeado por várias fontes de informação não presta atenção no que está fazendo e tem mais dificuldades de memorização.

Evitar o "multitasking", portanto, é essencial para render no trabalho, já que o cérebro não consegue executar duas tarefas com excelência ao mesmo tempo.

6. Dizer "não"
Essa palavra é poderosa na hora de aumentar sua produtividade. Segundo Bradberry, quanto maior a dificuldade em dizer "não", maiores são as chances de sofrer por estresse e esgotamento.

Mas fique atento: "não" é "não". Evite falar frases como “não acho que posso”, “não estou certo se”, “não tenho certeza”.

7. Conferir e-mails de forma estratégica
Entrar na caixa de entrada do e-mail a cada mensagem que chega é uma interrupção desnecessária.

Para evitar essa perda de tempo, use a tecnologia a seu favor: organize suas mensagens em grupos de interesse, crie alertas para contatos importantes e configure uma resposta automática em casos específicos.

China anuncia o fim da política do filho único e permitirá 2 por casal

A decisão histórica foi tomada dois anos depois que o governo autorizou os casais em que um dos cônjuges é filho único a ter um segundo filho

Com o fim da política, as famílias chinesas terão o direito de escolha na quantidade de filhos

Pequim, China - A China anunciou nesta quinta-feira o fim da política do filho único e autorizará a partir de agora que todos os casais tenham dois filhos, segundo um comunicado do Partido Comunista divulgado pela agência oficial Xinhua. A decisão histórica foi tomada dois anos depois que o governo autorizou os casais em que um dos cônjuges é filho único a ter um segundo filho. O objetivo é corrigir o desequilíbrio entre homens e mulheres e conter o envelhecimento da população.

Saiba mais
China começa a aplicar flexibilização da Política do Filho Único
China suprime campos de reeducação e flexibiliza política do filho único
A decisão, que acaba com 35 anos de uma política muito critica por seus excessos, em particular os abortos forçados, era esperada depois que muitos especialistas chineses de agências oficiais ou centros de pesquisa já haviam pedido nas últimas semanas ao governo que avaliasse essa medida.

Durante a quinta sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista, foi tomada a decisão que terminou nesta quinta-feira (29/10) depois de quatro dias dedicados ao próximo plano quinquental (2016-2020), informou a agência Xinhua.

A medida de 2013 teve por ora um efeito limitado porque não se aplica a todo o território e porque muitos casais preferem ter apenas um filho por razões econômicas.

A política do filho único tinha, além disso, algumas exceções: a quase totalidade das 55 minorias étnicas do país não tinham que obedecê-la e também os casais de zonas rurais podiam ignorá-la caso seu primeiro filho fosse uma menina.

Reunida a portas fechadas desde segunda, a sessão plenária do PC também adotou um objetivo de crescimento econômico "de médio para alto" para 2016 e os anos seguintes, segundo a agências de notícias oficial, que não forneceu cifras. Também foi adotado o objetivo de dobrar a renda per capita entre 2010 e 2020 e apoiar o consumo.

Leia mais notícias em Mundo

Por outra parte, o partido colocou em andamento a exclusão de 10 de seus membros acusados de corrupção, infrações e abusos.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vivo reajusta preços de ligações DDD e aumenta mensalidade de planos

Com a chegada de outubro, a Vivo começou a implementar uma série de mudanças e reajustes em suas mensalidades e tarifas de chamadas de longa distância (DDD). Planejadas há alguns meses, algumas dessas alterações já foram aplicadas, enquanto outras devem chegar até o final do mês de novembro.

Reajustados em até R$ 0,10 por minuto dependendo do estado em que você estiver, os novos valores das chamadas DDD já estão em vigor em todo o Brasil (exceto em São Paulo) desde o dia 16 nos planos Vivo Controle e Vivo Controle Ilimitado – clique aqui para conferir os preços. Novas tarifas também já estão valendo desde o começo do mês nas opções de planos pós-pagos da operadora, conforme a tabela a seguir.


No dia 10 de outubro, por sua vez, passaram a vigorar no país as mensalidades promocionais reajustadas de telefonia fixa dos planos Fixo 100 Local, Fixo 1000, Fixo 250, Fixo 500, Fixo 60 e Favoritos, que você pode conferir na imagem mais abaixo. Novamente, o estado de São Paulo fica de fora da mudança. Com a chegada de novembro, será a vez de o plano Smartvivo Pós-Pago receber novos preços, conforme a tabela neste link.


Por fim, a partir de 20 de novembro as mudanças de cobrança passarão a afetar os usuários dos planos MutiVivo de dados e voz, com aumentos que vão de R$ 2 a R$ 5 dependendo da modalidade. Os valores atuais e modificados estão indicados na tabela a seguir:


Governo transfere ponto facultativo do ‘Dia do Servidor’ para sexta-feira

O governador do Acre, Tião Viana, transferiu o ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público, que seria comemorado na quarta-feira, dia 28 de outubro, para sexta-feira (30). A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado desta segunda-feira e deve garantir uma 'folga' prolongada aos funcionários públicos do estado, já que na segunda-feira (2), é feriado do 'Dia dos Finados'. Na quarta-feira, o expediente nos órgãos públicos deve ser normal.
Segundo o decreto, a transferência de data “não imporá nenhum prejuízo aos negócios do Estado, proporcionando redução no custeio da administração pública estadual”.
O atendimento dos serviços públicos essenciais deverá ser garantido pelos órgãos da Administração Estadual, por intermédio de escalas de serviço ou plantão,  ainda de acordo com o decreto.

Governo quer flexibilizar jornada de trabalho do servidor público



Servidor público poderá mudar a sua jornada para sete horas, abrindo mão de 12,5% do salário

O Governo do Estado pretende flexibilizar, ainda neste ano, a lei que prevê a redução voluntária da jornada de trabalho, pela qual os servidores podem optar por trabalhar menos, desde que aceitem ganhar menos também.

Hoje, os funcionários que possuem jornada de trabalho de oito horas podem optar por trabalhar apenas seis. Em compensação, perdem 25% do salário. Esse desconto tornou a lei pouco atrativa e pouquíssimos servidores aderiram ao plano.

A ideia agora é oferecer uma segunda opção: o servidor muda a sua jornada para sete horas e abre mão de 12,5% do salário. Um estudo do impacto dessa flexibilização já está sendo realizado e, caso o resultado seja positivo, a alteração da lei (nº. 338/2008) será proposta.

A medida é uma das várias que o Governo pretende tomar para tentar diminuir o impacto da folha de pagamento no orçamento. Hoje, o Estado já está gastando bem acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pela Lei, os estados não podem gastar mais do que 46,55% do orçamento com pessoal. Quando atingem ou passam desse limite, ficam impedidos de criar novos cargos ou de conceder aumentos.
Os servidores do Estado terão mais opções ao reduzir a jornada de trabalho

Quando ultrapassam o limite de 49%, ficam obrigados a demitir servidores, primeiramente os de cargos comissionados e contratados temporariamente.

No primeiro quadrimestre deste ano, o Estado já gastava 49,85% do orçamento com pessoal; hoje, mesmo tendo extinguido 1.054 cargos em recente reforma administrativa, já ultrapassou os 51% em gastos com pessoal.

Neste mês de outubro, o Governo vai pagar R$ 471,91 milhões em salários e pensões para 45.677 servidores efetivos, 1.541 servidores comissionados, 29.901 contratados temporariamente, 24.029 aposentados e 6.104 pensionistas.

“O estouro seria ainda maior se não tivéssemos cortado esses cargos”, disse o secretário-adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso.

Segundo ele, a meta da atual gestão é voltar ao patamar de 46,55% de gastos com pessoal até o final de agosto de 2016.

Para isso, o Governo desde já parou de fazer novas nomeações, não está concedendo qualquer tipo de aumento e já planeja novos cortes. “É importante não aumentar mais os gastos e tentar, por outro lado, melhorar a receita”, diz Matoso.

Segundo o secretário, o Governo já reuniu o fórum sindical para avisar que não abrirá nenhuma negociação sobre aumentos salariais até outubro de 2016.

Já a melhoria da receita, afirma o secretário, virá com um corte das renúncias fiscais concedidas a empresas.

No ano passado, o Governo concedeu R$ 1,5 bilhão em renúncias fiscais.

Usuários da operadora Claro no AC, ficam sem telefone e internet por cerca de 7h

Os usuários da operadora Claro estão sem conseguir realizar ligações nem acessar à internet, desde a manhã desta terça-feira (27), em Mato Grosso e No Acre.

A situação foi causada por “instabilidade de rede”, conforme informou a operadora, em comunicado.

A falta de rede tem prejudicado os usuários da Claro em Mato Grosso. Reclamações sobre o caso tornaram-se constantes, no decorrer do dia.

O motorista Jefferson Eduardo possui celular da operadora e contou que está sem sinal desde as 11h desta terça.

“Quando percebi que estava sem sinal, fui à loja da Claro, achando que tinha acontecido algum problema com a configuração do meu aparelho. Mas a atendente me explicou que a rede estava em manutenção”, disse.
Quando percebi que estava sem sinal, fui na loja da Claro, achando que tinha acontecido algum problema com a configuração do meu aparelho.

O músico Rafael Gonçalves disse possuir celulares de várias operadoras, porém, a ausência de sinal da Claro atrapalhou o seu trabalho.

“Eu trabalho com música e, por isso, preciso de várias operadoras para me comunicar com os meus clientes. Uso bastante o celular e me prejudica ficar sem uma rede”, lamentou.

Gonçalves afirmou que está enfrentando dificuldades para se comunicar com os clientes, por causa da situação.

“Está complicado ficar sem a Claro, pois eu utilizo bastante a operadora e estou desde as 9h tendo que usar outras”, explicou.

Comunicado

Em comunicado enviado à imprensa, a Claro disse que a ausência de sinal ocorreu devido à instabilidade de rede.

A empresa afirmou que está empenhada em solucionar o problema, porém não estabeleceu um prazo para que a situação seja resolvida.

Confira a íntegra da nota:

“A Claro informa que, devido a uma instabilidade de rede, clientes do Mato Grosso podem estar enfrentando dificuldades para acessar os serviços de voz e dados da operadora.

A empresa ressalta que todos os seus esforços estão sendo empenhados para que os serviços sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível”.


Os usuários de internet e telefonia móvel e fixa da Claro no Acre ficaram sem acesso aos serviços desde a manhã desta terça-feira (27). Ao G1, a operadora informou, por meio da assessoria de imprensa, que o problema ocorre devido à uma "instabilidade de rede".

"Clientes do Acre podem estar enfrentando dificuldades para acessar os serviços de voz e dados da operadora. A empresa ressalta que todos os seus esforços estão sendo empenhados para que os serviços sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível", diz a nota.
saiba mais

Cruzeiro do Sul fica sem serviços de internet e telefonia por cerca de 4h
No AC, 2ª maior cidade fica mais de 10h sem telefonia móvel e internet
A gerente de uma loja em Rio Branco, Inayane Lima, de 31 anos, afirmou que a falha no serviço prejudicou a comunicação com o trabalho.
"Tive um contratempo e precisei levar meu filho ao médico. Sem o serviço de telefone, não tinha como avisar no meu trabalho que iria me atrasar e precisei usar um chip de outra operadora", afirmou.
Segundo a enfermeira Emanuelly Nóbrega, ficar sem o telefone foi um "transtorno". Ela diz que o serviço foi interrompido por volta das 8 horas desta terça."Trabalho o dia todo, e sem telefone não tenho como saber como está a minha filha e nem as coisas em casa. Foi um caos completo", diz

Powerline: entenda como essa tecnologia vai revolucionar suas redes WiFi

Começou ontem (26) em São Paulo capital a edição 2015 da Futurecom, evento que visa discutir novas tecnologias de telecomunicações e prever tendências para esse mercado. O TecMundo esteve presente e pôde acompanhar alguns seminários pré-feira que serviram como ponto de partida para o congresso.

Uma dessas apresentações foi a da HomePlug Alliance, consórcio formado por 44 empresas cujos objetivos são certificar e desenvolver novos protocolos para a tecnologia de Power Line Communication (PLC). Já falamos sobre esse conceito aqui no TecMundo; trata-se daqueles extensores que utilizam a rede elétrica para expandir o alcance de sua rede de internet.

Rob Ranck, diretor da aliança, prevê que o Brasil logo se tornará um grande mercado para esse tipo de dispositivo, ressaltando que se trata de uma tecnologia complementar ao bom e velho WiFi. Com o advento do conceito de Internet das Coisas, é cada vez mais comum vermos televisores inteligentes e eletrodomésticos que precisam estar conectados à rede para funcionar de forma eficiente.
Avanços no setor

Essa mesma visão é compartilhada por Purva Rajkotia: o diretor de produto da Qualcomm Atheros comenta que os roteadores (certificados pela WiFi Alliance) são essenciais para dispositivos móveis, enquanto os dispositivos HomePlug podem ser usados para conectar aparelhos que naturalmente precisam estar sempre plugados em uma tomada. O executivo também ressalta o crescimento desse mercado ao longo dos últimos anos, afirmando que mais de 180 milhões de powerlines já foram vendidos desde 2011.

Rajkotia destaca que a HomePlug Alliance conta atualmente com três especificações para seus produtos: a Green PHY é otimizada para consumir menos energia elétrica, a AV representa a tecnologia “padrão”, e a recém-anunciada AV2 possui um desempenho até três vezes maior do que o protocolo original. Dispositivos com tal especificação possuem suporte a beamforming, ou seja, direcionam sua rede WiFi especificamente para os dispositivos conectados.

Além disso, embora os powerlines geralmente sejam vistos como um item de varejo, o executivo comenta que muitas provedoras de banda larga ao redor do mundo (especialmente aquelas que oferecem serviços de IPTV, ou seja, televisão por internet) têm adotado esses gadgets para oferecer uma melhor experiência para seus assinantes. Na América Latina, a principal companhia a adotar essa postura é a Telmex, do México.

Atendendo às novas demandas

Nelson Ito, gerente de negócios ISP da TP-LINK, subiu ao palco e exemplificou por que os powerlines são necessários nos dias de hoje. “Para assistir a um filme na Netflix em resolução HD, por exemplo, você precisa de uma rede de 5 Mbps, sendo necessária uma conexão de 25 Mbps para vê-lo em Ultra HD”, comentou, ressaltando o aumento do número de conteúdos na qualidade 4K.

De acordo com testes feitos pela própria TP-LINK com dispositivos próprios disponíveis no mercado, a taxa de transferência média alcançada por um repetidor comum é de 10 Mbps, enquanto os powerlines podem alcançar 50 Mbps com facilidade. Embora a companhia só ofereça dois modelos de extensores PLC nas gôndolas brasileiras (ambos com especificação AV), Nelson ressalta que a marca vem fazendo um amplo trabalho para educar o país a adotar essa tecnologia, participando inclusive de eventos de grande porte como a BGS 2015.

Mas, afinal, como funciona?



Vale a pena explicar novamente como os powerlines funcionam para quem ainda não conhece essa tecnologia. Trata-se de um pequeno gadget que, ao ser conectado ao seu roteador e em uma tomada comum, transforma toda a sua rede elétrica em uma rede de internet, puxando a conexão do router através de um cabo RJ45.

A partir daí, coloca-se uma segunda peça em qualquer tomada em outra parte de sua residência e ela se transforma em um segundo roteador, podendo também ser usada como ponto de internet cabeada através da porta ethernet. A ideia é usar a fiação de cobre já estabelecida em sua casa para aumentar o alcance de sua rede WiFi, sem ter que se preocupar com interferências físicas como paredes. Com a tecnologia PLC, todos os cômodos de uma construção são interligados de forma simples e eficiente.

Embora ainda seja difícil encontrar powerlines aqui no Brasil, eles já fazem um sucesso absurdo lá fora. No mercado estrangeiro, é possível achar até mesmo modelos que são equipados com sockets, para que você não perca aquela tomada onde o dispositivo está ligado. Na China, já são comuns também os roteadores com módulos PLC integrados, que já transformam sua rede elétrica em uma rede de internet assim que ele for eletrizado. Infelizmente, não há previsão para a chegada desse tipo de aparelho no Brasil.

Livros grátis, á mão em PDF





Usando o app UC Browser, você pode está fazendo o download, dos diversos acervos literários.
baixa o app na play store e entra nesse site Link

Planalto descarta aprovar CPMF neste ano e estuda aplicar recursos na Saúde

Com a resistência no Congresso à criação de um novo imposto, o governo federal já não conta com a aprovação da nova CPMF ainda neste ano e avalia estendê-la também para financiar a saúde.

Em reunião nesta terça-feira (27) com prefeitos e governadores, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) orientou os representantes do Poder Executivo a pressionarem deputados e senadores pela recriação do chamado "imposto do cheque", apesar de reconhecer a dificuldade de aprovar o tributo ainda este ano.

Pela proposta enviada ao Congresso, o Palácio do Planalto estabelece uma alíquota de 0,20% sobre as movimentações financeiras e destina os recursos para a Previdência Social. Com o pedido de prefeitos e governadores para que o tributo também financie a área da saúde, o Palácio do Planalto considera estudar a proposta.

Estimulados pelo governo, representantes de Estados e municípios têm defendido elevar a alíquota do imposto para 0,38%, com a possibilidade de 0,18% serem divididos entre os entes da federação.

Para evitar maior resistência à medida no Congresso, o Palácio do Planalto tem dito que não encampará publicamente uma alíquota maior, mas que não vai se opor caso prefeitos e governadores decidam defendê-la, pois a proposta interessa à equipe econômica para ajudar a cobrir o rombo fiscal.

Berzoini se reuniu com os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e com os representantes da Frente Nacional de Prefeitos, da Confederação Nacional dos Municípios e da Associação Brasileira de Municípios.

As duas últimas defendem uma alíquota de 0,38%, dos quais 0,20% ficariam com o governo federal e 0,18% seriam divididos por igual entre Estados e municípios, vinculado ao FMP (Fundo de Participação dos Municípios).

Já a Frente Nacional de Prefeitos concorda com os valores da alíquota e com a destinação dos recursos à seguridade social –que envolve aposentadorias, educação e saúde. A entidade, porém, quer que o dinheiro seja distribuído de acordo com o número de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), beneficiando as cidades maiores.

Prefeitos e governadores querem chegar a um acordo sobre a forma de dividir os recursos até a próxima semana. No dia 19 de novembro eles devem se reunir com apresidente Dilma Rousseff para bater o martelo sobre os valores.

Segundo o presidente da FNP, Marcio Lacerda (Belo Horizonte), a União não abre mão da alíquota de 0,20% e, por isso, ficou acordado que estados e municípios vão dividir os 0,18% igualmente.

"Continuamos entendendo que teríamos um apoio maior da própria população e dos parlamentares [para aprovar um novo imposto] se houvesse uma destinação especifica para os municípios", afirmou.

"A verdade é que estamos falando de medidas estruturais. Se não houver mudanças estruturais no modelo de financiamento da gestão pública dos governos, a médio prazo –a não ser que haja um crescimento econômico bastante razoável e sustentável–, em cinco ou dez anos, todos os governos estarão falidos. As despesas estão crescendo acima da capacidade dos impostos gerarem receita", completou Lacerda.

A chave para aumentar a produtividade dos colaboradores? A felicidade



Um colaborador feliz é mesmo um colaborador produtivo? Segundo um estudo recente publicado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de Warwirck, na Inglaterra, a resposta é "sim". Acrescentar o fator emocional à equação comum de "salário x trabalho" pode ser vantajoso para a empresa.

"A felicidade humana tem efeitos causais amplamente positivos na produtividade. Emoções positivas parecem revigorar os seres humanos, enquanto as negativas têm o efeito contrário", diz o estudo.

Empresas de tecnologia como Google e Facebook são conhecidas por promover um ambiente visto como ideal pelos jovens, pois eles acreditam que serão felizes. Mas como você, na posição de gestor ou dono da empresa, pode fazer com que seus funcionários fiquem mais felizes?

1 – Eles precisam de autonomia para trabalhar

A sensação de que o colaborador tem controle sobre seu trabalho é um dos principais responsáveis por sua motivação. Dar autonomia significa dar a eles a escolha sobre como, onde e no que trabalhar, reforçando que o compromisso deve ser com os resultados em vez da presença física no espaço de trabalho ou outros fatores.

Essa mesma flexibilidade dá ao funcionário o senso de responsabilidade sobre a atividade e as consequências de seu trabalho.

2 – É preciso atenuar o fator de estresse

O custo para as empresas norte-americanas com tratamentos de problemas relacionados ao estresse chega a cerca de 300 bilhões de dólares, segundo a Organização Mundial de Saúde – boa parte desse valor em decorrência de queda em produtividade e absenteísmo.



A origem do estresse, no entanto, pode não estar apenas relacionada ao desempenho da atividade no ambiente de trabalho: problemas financeiros são um dos principais desencadeadores de doenças. E vale lembrar que um funcionário estressado não produz tudo que é capaz, não porque não quer, mas sim porque não consegue.

É aconselhável que dentro do ambiente de trabalho exista um espaço para que os colaboradores possam relaxar e arejar a cabeça de tempos em tempos. Além disso, o incentivo a prática de exercícios físicos e socialização pode ser uma boa forma de ajudá-los, já que é comprovado que essas atividades ajudam na redução do estresse.

3 – O sentimento de propósito e significado é importante

Para conseguir engajamento total, é preciso que as pessoas acreditem naquilo que fazem e na empresa que trabalham. Isso se consegue através de dois importantes pilares: propósito e significado. O alinhamento dos objetivos do colaborador com os da companhia reforça a sensação de pertencimento, de que aquilo que é feito é realmente importante e contribui para os resultados.

É uma forma de dar direcionamento, mostrar que os funcionários estão lá por um motivo maior do que simplesmente trabalhar X horas por dia e depois ir para casa, em um oneroso processo de sobrevivência em vez de contribuição e realização.

Como gestor, é importante que você esteja atento aos anseios de seus funcionários e ouça se eles estão confortáveis com o que estão fazendo, o que gostariam ou como eles poderiam contribuir com mais eficiência.

4 – Profissional da felicidade



O papel de administrador de um negócio ou de gestor de uma área faz com que você tenha que lidar com assuntos essenciais para o crescimento da empresa, o que pode deixá-lo sem tempo para lidar com questões não menos importantes, mas que facilmente não são priorizadas – como a felicidade de seus colaboradores.

A Google tem um profissional chamado de "Jolly Good Fellow", o "parceirão da galera", responsável por promover a felicidade no ambiente de trabalho. Profissionais com esse papel encabeçam iniciativas que melhoram a satisfação com o ambiente de trabalho e que também ajudam a solucionar as causas de insatisfação. A felicidade dos colaboradores passa a ser a principal atribuição da pessoa.

5 – Bom desempenho merece reconhecimento e recompensa

Todo mundo gosta de ser reconhecido por desempenhar um bom trabalho e fica ainda mais feliz quando é recompensado por isso, independente do cargo ocupado dentro da empresa.

Por isso, incentivar seus funcionários e celebrar seus sucessos faz com que eles se sintam valorizados e mais confiantes. Sabe a sensação de contribuição e realização do item 3? Pois bem, é aqui que ela pode ser reforçada – e você ganha muito com isso: retenção de talentos, engajamento, menores índices de estresse e produtividade maior.

O reconhecimento e a recompensa podem ser feitos de diversas formas, desde citações em reuniões periódicas até folgas programadas, além de, claro, promoções.

Todos ganham

Em um mundo em que a mudança de trabalhos em um curto espaço de tempo está se tornando cada vez mais frequente, investir na felicidade de seus colaboradores pode ser um dos melhores negócios a serem feitos.

Um funcionário feliz produz mais, contribui mais e cria um vínculo importante com a empresa para a qual trabalha. Além de tudo, todos merecem ser felizes, certo?

Comércio no DF prevê menos contratações temporárias para o Natal de 2015

De acordo com pesquisa, 23,5% dos empresários farão contratações temporárias, contra 34,3% na mesma época de 2014

O comércio brasiliense prevê uma queda nas contratações temporárias para o Natal deste ano. Foi o que apontou um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio - DF). De acordo com o levantamento, 23,5% dos empresários farão contratações temporárias. No entanto, no ano passado, o índice era de 34,3% na mesma época do ano.

Saiba mais

Pela sexta vez consecutiva, comércio do DF apresenta queda nas vendas
Foram ouvidos 315 lojistas de shopping e de rua, de 12 segmentos diferentes, entre os dias 23 24 de setembro. O segmento de calçados foi o que apresentou maior intenção de contratação, seguido pelas chocolatarias. Por último ficaram as livrarias, com 9,5% de intenção de ter novos empregados temporários neste fim de ano.

O estudo também mostrou que 79,7% dos empresários pretendem efetivar as contratações feitas durante o período natalino. Os que não tem a intenção de efetivar somam 14,9%. A maioria das contratações temporárias acontece durante a segunda quinzena de outubro e o mês de novembro. Os principais critérios apontados por quem seleciona os funcionários foram disponibilidade de tempo integral e experiência anterior.

Está esperando o quê? A crise passar?

Se você pretende aguardar a crise passar para começar a agir, poderá esperar indefinidamente

Provavelmente, a pior atitude que alguém em dificuldades econômicas pode ter é esperar a crise passar para tomar decisões em sua carreira e finanças. O tempo passa, a crise se prolonga, as reservas financeiras terminam e o desespero se instala.

O problema está em a pessoa focar exclusivamente na crise, e não no que precisa ser mudado em sua mentalidade e em seu comportamento.

O foco tem de estar na solução. Se o profissional pretende continuar na mesma área em que trabalha, então, além de manter-se atualizado, deve incrementar exponencialmente seu networking. Não é a quantidade que conta, mas a qualidade dos contatos, quantas pessoas em posições maiores e mais relevantes que a sua o conhecem. Afinal, são diretores que contratam gerentes. E gerentes contratam supervisores. Ter uma grande rede de contatos, mas formada por pangarés, não ajuda sua carreira.

Se o profissional pretende mudar de área, deve dar preferência às novas fronteiras. Elas são formadas por novas tecnologias, combinadas com legislação favorável. A vantagem em dar atenção a essas áreas é estar em pé de igualdade com os demais participantes, já que são setores que nunca existiram antes e, portanto, ninguém tem experiência a respeito: impressão 3D e 4D, marketing digital, aplicativos de colaboração e compartilhamento, entre outros.

Quem não está afetado pela crise pode se dar ao luxo de dizer que ela não existe, mas esse não é o caso de todos. Esta crise será mais profunda e longa, portanto, precisaremos de mais persistência. E, para quem não está afetado por ela, de generosidade para ajudar aqueles que estão. Essa situação pode piorar, se houver um colapso econômico nas economias da China e dos Estados Unidos, o que é bem provável que aconteça.

Entretanto, lembre-se que, no Brasil, a crise começou em 1500 e vem até hoje. Portanto, se você pretende aguardar a crise passar para começar a agir, poderá esperar indefinidamente.

Períodos de expansão e contração econômica são da natureza do País e do mundo. Você deve ter uma estratégia que permita passar por ambos, aprender sempre, adaptar-se e crescer.

Vamos em frente!

Como nunca ficar bravo no trabalho em 5 passos

São Paulo - Provavelmente você tem ou já teve algum colega de trabalho que é uma verdadeira pilha de nervos.

Não é necessário que você tenha cometido algum erro para que essa pessoa aponte o dedo, grite ou seja grosseira.

Sua vontade é responder com “algumas verdades”, mas você sabe que isso pode trazer problemas ainda maiores. Como lidar com uma situação como essa?

Segundo o escritor Erik Barker, colunista da Wired Magazine e autor do blog Barking Up The Wrong Tree, existe um método simples para nunca ficar bravo.

Para conseguir essa proeza, basta seguir alguns passos fundamentados pela neurociência. Veja quais são eles a seguir.

1. Não suprima sua raiva...
Ficar vermelho e repetir para si mesmo que “está tudo bem” pode até funcionar em um primeiro momento. Mas tentar calar um sentimento ruim só faz com que ele fique mais forte.

Como um efeito em bola de neve, você se sentirá cada vez mais estressado e a sua amígdala - região do cérebro responsável pelas emoções - ficará sobrecarregada.

O pior de tudo, segundo Barker, é que suprimir a raiva pode fazer com que a outra pessoa goste ainda menos de você. Isso porque o seu comportamento ressentido pode ser mal interpretado.

2. … nem a descarregue em outro lugar
Se você é uma daquelas pessoas que soca travesseiros ou quebra garrafas quando chega em casa, saiba que essa prática pode ter o efeito inverso do desejado. Expressar a raiva dessa forma caótica só irá intensificar suas emoções, afirma o autor.

Desabafar com algum amigo sobre o seu lado no conflito também pode ser uma péssima ideia. A menos que seja uma conversa construtiva e com troca de opiniões, você só irá reforçar a convicção de que está certo em ficar irritado.

3. Encontre uma distração
Embora armazenar e extravasar a raiva sejam reações inócuas, distrair-se com outras atividades pode ser uma boa alternativa.

Isso porque, segundo Barker, tanto nossas funções cognitivas quanto nossas respostas emocionais exigem as mesmas fontes de energia do cérebro. Assim, realizar alguma atividade diferente pode "roubar" o espaço dos sentimentos ruins.

4. Reinvente a história que aborreceu você
Pode parecer impossível se distrair quando tudo o que você quer é responder à agressividade do outro na mesma moeda.

Mas, se você reavaliar a maneira como enxerga aquela discussão, o seu cérebro também pode mudar as respostas emocionais.

Comece, por exemplo, pensando: “não é nada pessoal, ele deve estar em um dia ruim”. Ler a situação de uma maneira diferente e imaginar as causas que deixaram seu interlocutor agressivo pode transformar a sua raiva em compaixão.

Segundo o autor, isso faz com que a sua amígdala não interprete o sentimento causado pela situação como uma supressão, mas como uma emoção positiva.

5. Tente perdoar (mesmo que não tenham lhe pedido desculpas)
Mesmo que ninguém tenha pedido o seu perdão, essa atitude pode diminuir sua raiva e até melhorar sua saúde.

Uma série de pesquisas sugere que a capacidade de desculpar os outros está associada à redução do consumo de álcool e remédios e até à queda da pressão arterial. Afinal, como diz o ditado, guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dilma veta mudança na aposentadoria compulsória

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que previa a aposentadoria compulsória de servidores públicos aos 75 anos, informou o Diário Oficial da União nesta sexta-feira.

Na justificativa para o veto, o governo afirma que a aposentadoria de servidores públicos da União é tema de iniciativa privativa do presidente, o que significa que o projeto de lei complementar contraria a Constituição.

O texto que alterava o limite de idade para aposentadoria compulsória dos servidores públicos de 70 para 75 foi aprovado na Câmara e no Senado após a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição também este ano que autorizou a mesma mudança para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União.
ADVERTISEMENT


Apesar do argumento de inconstitucionalidade apresentado para o veto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu neste mês que a possível sanção do projeto por Dilma não infringiria a Constituição, de acordo com o site Consultor Jurídico.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dicas para encarar os últimos dias antes do Enem 2015



Professores sugerem foco na revisão e nada de medidas extremas, como deixar de dormir para estudar

Não bastasse a tensão natural que antecede as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ontem um suposto vazamento dos cadernos rosa e azul e do tema da redação circulou pelas redes sociais e foi muito compartilhado. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou a autenticidade do material e ressaltou que será feito um rastreamento da origem do conteúdo para que a Polícia federal investigue a autoria da postagem.

Videográficos trazem dicas para o Enem 2015.


Quem não conta com passe de mágica nem com medidas duvidosas para se sair bem na prova pode se apoiar em algumas dicas para esta reta final. Os professores sugerem que a semana dos candidatos seja dedicada à revisão de conteúdos e à manutenção dos hábitos de alimentação e de descanso.

Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2015.

Não é o momento de mergulhar nos livros, nem deixá-los de lado. Continuar frequentando as aulas e resolvendo questões de provas anteriores são algumas das sugestões para o período pré-provas. É o que tem feito Carla Abelaira, 21 anos, que já se dedicou às questões de exames anteriores e, agora, foca nas aulas para diminuir o estresse e chegar a uma vaga de Medicina.

– O aluno tem de se alimentar direito, dormir bem e não abrir mão da convivência com a família. Não adianta deixar de almoçar ou perder horas de sono para estudar. O que tinha de ser estudado a tempo do Enem já foi – avalia o diretor do Grupo Unificado, Luiz Ferrari.

Ordem é evitar a ansiedade

Com o futuro em jogo, é difícil não ficar nervoso, mas os professores recomendam que a ansiedade agora dê lugar à confiança.

– O Enem é uma prova de interpretação, de raciocínio. Então, é importante que o candidato esteja calmo. Relaxar e ir tranquilo são um dos segredos para ter um bom resultado – diz Davi Ruschel, professor de história do Universitário.



É assim que a estudante Gabriela Alonso pretende chegar no sábado, primeiro dia de provas. A caminho de seu quarto Enem – os primeiros foram feitos como teste ao longo do Ensino Médio –, a jovem tem reforçado a revisão dos conteúdos de exatas nestes dias que faltam até o exame. João Vitor Ziani, 17 anos, estreante no exame, dedica-se aos conteúdos em que notou mais dificuldade. E a orientação dos professores é bem essa: recuperar o que já foi visto ao longo do ano, sem recair no desespero de aprender novas lições a cinco dias das provas.

DICAS
ANTES DA PROVA
• Alimentação: Mantenha uma boa alimentação: como o exame é realizado à tarde, procure almoçar bem ou fazer um café da manhã reforçado.
• Rotina: Não mude sua rotina: evite ingerir alimentos que você não costuma comer, estudar horas além do normal e alterar seus hábitos de sono.
• Revisão: Valorize o que já estudou: aposte no que já aprendeu e faça uma revisão do conteúdo. Tentar aprender novas lições nesta reta final pode aumentar o estresse.
DURANTE A PROVA
• Cartão-resposta: Reserve os minutos finais para preencher o cartão-resposta: quando o relógio bater indicando o fim da prova, é preciso estar com as respostas já indicadas no cartão.
• Redação: Dedique tempo para a redação: no dia mais cansativo do Enem, com 90 questões e uma redação, tente reservar pelo menos uma hora da prova para escrever seu texto.
• Interpretação: Não descuide da interpretação: é fundamental entender o que está sendo pedido no enunciado das questões, dica que vale mesmo para a prova de Matemática.

Professores grevistas invadem presidência da Câmara Legislativa do DF



Eles cobram apoio dos parlamentares à greve que acontece desde o dia 15 de outubro

Um grupo de 60 professores invade a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal em mais uma manifestação do movimento grevista para forçar o Governo do Distrito Federal (GDF) a pagar os reajustes salariais previstos desde 2013. De acordo com eles, a ocupação pode durar até 24h. Cerca de quatro mil pessoas cruzaram o Eixo Monumental vindos do Palácio do Buriti até a CLDF na manhã desta terça-feira (20/10). Por volta das 13h, o grupo estava reunido com a deputada Celina Leão (PDT). Nos bastidores, o que se comenta é que a Casa sairá em apoio ao servidor.

Leia mais notícias em Cidades.



Eles cobram apoio dos parlamentares ao movimento. O protesto quer reforçar a agenda prevista para a tarde: às 14h, o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) se reúne com parlamentares, Sindsaúde e representantes do governo, mas já adiantou que a greve continua por tempo indeterminado. Os líderes também irão ao Ministério Público, onde irão protocolar uma denúncia de improbidade administrativa. A greve acontece desde 15 de outubro. Essa é a segunda vez, em 2015, que os professores param suas ações.

"Estamos mobilizando os professores que ainda não aderiram à greve. O governo quer nos amedrontar, mas não vamos ceder. Estamos juntos com várias categorias que fortalecem o movimento", garante Rosilene Correa, diretora do Sinpro. Além dos professores, muitos grupos de estudantes também fazem parte da manifestação da terça-feora. Na semana passada, o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) afirmou que essa era a única alternativa para sensibilizar o GDF a pagar a sexta parcela do aumento firmado em 2013, ainda no governo Agnelo.
PUBLICIDADE

Câmara aprova uso de endereço residencial para microempreendedores


Na última quinta-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permitirá que o microempreendedor individual (MEI) use o endereço de sua residência como sede da empresa. A exceção vale para os casos em que a atividade não precisar de um local próprio para ser exercida.

A medida foi aprovada de forma unânime e visa facilitar a adesão dos microempreendedores ao Simples Nacional, já que de acordo com as leis estaduais, o uso de endereço residencial é vetado.

De acordo com o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a mudança é uma das principais conquistas da microempresa, já que poderá trazer legalidade para cerca de 7 milhões de autônomos no país. "A Câmara toma uma das principais iniciativas em favor do empreendedorismo", disse ao G1.


O projeto segue agora para análise do Senado